PCP representado em festas <br>em França, Bélgica e Espanha
De 9 a 11 de Setembro, em La Courneuve, na região de Paris, decorreu a Festa do l'Humanité. O PCP esteve presente com um espaço próprio, que inserido na «Village du Monde» (equivalente ao Espaço Internacional da Festa do Avante), é ponto de encontro para muitos portugueses e espaço para a afirmação e esclarecimento sobre a intervenção e propostas do Partido, tendo sido editado uma folheto especial do Avante!.
Esta grande e histórica Festa em França, realizada num espaço com mais de 50 hectares, com uma grande diversidade de stands e centenas de milhares de visitantes, contou com a presença de dezenas delegações estrangeiras, tendo dado destaque a iniciativas de solidariedade, como com a luta do povo brasileiro contra o golpe e o governo de Temer, com o povo cubano na prossecução da edificação do socialismo, e a luta do povo palestiniano contra a ocupação e repressão de Israel.
O PCP fez-se representar por Gonçalo Tomé, membro do Comité Central, que participou nos principais momentos políticos da Festa – como a iniciativa de abertura, a inauguração da «Village du Monde», e o comício de encerramento, nos quais interveio Patrick Le Hyaric, director do l'Humanité.
Já de 16 a 18 de Setembro, realizou-se, este ano durante três dias, na cidade belga de Bredene, mais uma edição do ManiFiesta, organizada pelo jornal semanal «Solidaire», do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), e a rede «Médecine pour le Peuple», que recebeu milhares de visitantes.
A convite do PTB, o PCP voltou a marcar presença com um pavilhão na zona internacional, no qual se encontrava uma exposição relativa à 40.ª Festa do Avante! com o tema «a festa dos valores de Abril, a festa do povo e da solidariedade entre os povos», e em que se destacava a preparação do XX Congresso do PCP.
Muitos foram os que no stand do PCP puderam saborear produtos regionais portugueses, bastante apreciados entre os visitantes. Também na ManiFiesta foi distribuído um folheto especial do Avante!.
No comício aí realizado interveio Peter Mertens, presidente do PTB, e Aleida Guevara, filha de Che Guevara, entre outros intervenientes.
O PCP fez-se representar por João Pimenta Lopes e Miguel Viegas, deputados do PCP no Parlamento Europeu.
Festa do PCE
Também de 16 a 18 de Setembro, teve lugar em San Fernando de Henares, Madrid, mais uma Festa do Partido Comunista de Espanha (PCE). O PCP fez-se representar por Pedro Silva, do Comité Central, e marcou presença com um stand com diversos materiais editados pelo Partido e productos regionais portugueses.
Muitos foram os visitantes da Festa que se dirigiram ao stand do PCP e que puderam conhecer melhor a situação em Portugal, a luta dos trabalhadores e do povo português e a intervenção do PCP, proporcionado pelo contacto directo e a distribuição de um folheto especial do Avante! editado para a Festa do PCE. No stand esteve ainda uma exposição sobre os 40 anos da Festa do Avante! e a sua dimensão solidária e internacionalista, muito valorizada pelos visitantes.
Na Festa do PCE, onde estiveram milhares de visitantes, entre eles muitos jovens, realizaram-se um momento de solidariedade com os povos da América Latina, um acto de homenagem aos 80 anos da criação da Frente Popular e uma exposição sobre a Guerra Civil de Espanha, isto para além do comício com a presença do secretário-geral do PCE, José Luis Centella, no qual este valorizou o trabalho militante na construção da Festa do PCE e abordou a situação internacional e nacional.