PCP representado em festas <br>em França, Bélgica e Espanha

De 9 a 11 de Se­tembro, em La Cour­neuve, na re­gião de Paris, de­correu a Festa do l'Hu­ma­nité. O PCP es­teve pre­sente com um es­paço pró­prio, que in­se­rido na «Vil­lage du Monde» (equi­va­lente ao Es­paço In­ter­na­ci­onal da Festa do Avante), é ponto de en­contro para muitos por­tu­gueses e es­paço para a afir­mação e es­cla­re­ci­mento sobre a in­ter­venção e pro­postas do Par­tido, tendo sido edi­tado uma fo­lheto es­pe­cial do Avante!.

Esta grande e his­tó­rica Festa em França, re­a­li­zada num es­paço com mais de 50 hec­tares, com uma grande di­ver­si­dade de stands e cen­tenas de mi­lhares de vi­si­tantes, contou com a pre­sença de de­zenas de­le­ga­ções es­tran­geiras, tendo dado des­taque a ini­ci­a­tivas de so­li­da­ri­e­dade, como com a luta do povo bra­si­leiro contra o golpe e o go­verno de Temer, com o povo cu­bano na pros­se­cução da edi­fi­cação do so­ci­a­lismo, e a luta do povo pa­les­ti­niano contra a ocu­pação e re­pressão de Is­rael.

O PCP fez-se re­pre­sentar por Gon­çalo Tomé, membro do Co­mité Cen­tral, que par­ti­cipou nos prin­ci­pais mo­mentos po­lí­ticos da Festa – como a ini­ci­a­tiva de aber­tura, a inau­gu­ração da «Vil­lage du Monde», e o co­mício de en­cer­ra­mento, nos quais in­ter­veio Pa­trick Le Hyaric, di­rector do l'Hu­ma­nité.

Já de 16 a 18 de Se­tembro, re­a­lizou-se, este ano du­rante três dias, na ci­dade belga de Bre­dene, mais uma edição do Ma­ni­Fi­esta, or­ga­ni­zada pelo jornal se­manal «So­li­daire», do Par­tido do Tra­balho da Bél­gica (PTB), e a rede «Mé­de­cine pour le Peuple», que re­cebeu mi­lhares de vi­si­tantes.

A con­vite do PTB, o PCP voltou a marcar pre­sença com um pa­vi­lhão na zona in­ter­na­ci­onal, no qual se en­con­trava uma ex­po­sição re­la­tiva à 40.ª Festa do Avante! com o tema «a festa dos va­lores de Abril, a festa do povo e da so­li­da­ri­e­dade entre os povos», e em que se des­ta­cava a pre­pa­ração do XX Con­gresso do PCP.

Muitos foram os que no stand do PCP pu­deram sa­bo­rear pro­dutos re­gi­o­nais por­tu­gueses, bas­tante apre­ci­ados entre os vi­si­tantes. Também na Ma­ni­Fi­esta foi dis­tri­buído um fo­lheto es­pe­cial do Avante!.

No co­mício aí re­a­li­zado in­ter­veio Peter Mer­tens, pre­si­dente do PTB, e Aleida Gue­vara, filha de Che Gue­vara, entre ou­tros in­ter­ve­ni­entes.

O PCP fez-se re­pre­sentar por João Pi­menta Lopes e Mi­guel Vi­egas, de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu.

Festa do PCE

Também de 16 a 18 de Se­tembro, teve lugar em San Fer­nando de He­nares, Ma­drid, mais uma Festa do Par­tido Co­mu­nista de Es­panha (PCE). O PCP fez-se re­pre­sentar por Pedro Silva, do Co­mité Cen­tral, e marcou pre­sença com um stand com di­versos ma­te­riais edi­tados pelo Par­tido e pro­ductos re­gi­o­nais por­tu­gueses.

Muitos foram os vi­si­tantes da Festa que se di­ri­giram ao stand do PCP e que pu­deram co­nhecer me­lhor a si­tu­ação em Por­tugal, a luta dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês e a in­ter­venção do PCP, pro­por­ci­o­nado pelo con­tacto di­recto e a dis­tri­buição de um fo­lheto es­pe­cial do Avante! edi­tado para a Festa do PCE. No stand es­teve ainda uma ex­po­sição sobre os 40 anos da Festa do Avante! e a sua di­mensão so­li­dária e in­ter­na­ci­o­na­lista, muito va­lo­ri­zada pelos vi­si­tantes.

Na Festa do PCE, onde es­ti­veram mi­lhares de vi­si­tantes, entre eles muitos jo­vens, re­a­li­zaram-se um mo­mento de so­li­da­ri­e­dade com os povos da Amé­rica La­tina, um acto de ho­me­nagem aos 80 anos da cri­ação da Frente Po­pular e uma ex­po­sição sobre a Guerra Civil de Es­panha, isto para além do co­mício com a pre­sença do se­cre­tário-geral do PCE, José Luis Cen­tella, no qual este va­lo­rizou o tra­balho mi­li­tante na cons­trução da Festa do PCE e abordou a si­tu­ação in­ter­na­ci­onal e na­ci­onal.

 



Mais artigos de: Internacional

EUA minaram trégua na Síria

Os go­vernos sírio e russo negam a au­toria do ataque a um com­boio hu­ma­ni­tário, pró­ximo de Alepo, ocor­rido já de­pois do fim de um cessar-fogo vi­o­lado pelos EUA e por «grupos re­beldes» apoi­ados por estes.

Guerrilheiros da paz

Ter­mina amanhã a Con­fe­rência das Forças Ar­madas Re­vo­lu­ci­o­ná­rias da Colômbia – Exér­cito do Povo, na qual as bases guer­ri­lheiras devem aprovar o acordo de paz com o go­verno co­lom­biano, anun­ciado a 24 de Agosto.

PCP saúda PAIGC

O PCP esteve representado na comemoração dos 60 anos da fundação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), realizada no domingo, 18, em Odivelas. Na iniciativa em que foi evocado Amílcar Cabral e a independência do arquipélago,...

Líbia mais dividida na guerra do petróleo

A Líbia está cada vez mais dividida e ingovernável. Alastra a guerra entre facções rivais pelo controlo do petróleo. Aumenta a ingerência estrangeira. Aviões norte-americanos bombardeiam há dois meses Sirte. A Itália vai mandar militares para o terreno....